Os óculos ideais para o seu tipo de rosto: O guia definitivo

óculos

Você está procurando novos óculos e não tem certeza de que tipo de armação combina com você? Além de algumas regras básicas sobre o tipo de rosto e o tamanho das armações de óculos, seu gosto pessoal e a finalidade ou local em que você usará os óculos devem ser os fatores determinantes na sua escolha.

Um bom ponto de partida pode ser seus óculos atuais. Se você gosta da armação que está usando agora, a coisa mais fácil a fazer é procurar um modelo semelhante. Se, por outro lado, você preferir variar um pouco ou mesmo se for a primeira vez que compra óculos, neste guia você encontrará algumas dicas e uma série de regras básicas sobre os diferentes tipos de rosto.

Como escolher seus óculos de acordo com o seu formato de rosto?

Existe algum tipo de armação que me favoreça especialmente de acordo com as características do meu rosto? Essa é uma dúvida muito comum entre os compradores de óculos de primeira viagem e, embora seja verdade que cada rosto é único, existem de fato algumas regras básicas para a escolha de uma nova armação, pois, além do gosto pessoal de cada um, muitas vezes o tipo de rosto é o fator determinante para que alguns óculos nos sirvam melhor do que outros.

A seguir, expomos os diferentes tipos de rosto e recomendamos armações compatíveis com cada um deles.

  • Rostos quadrados

Rostos quadrados geralmente causam um grande impacto com testa mais larga, maçãs do rosto, queixo e mandíbula fortes. As pessoas com esse tipo de rosto são mais indicadas para armações redondas ou ovais, pois suavizam a seriedade de seus traços e lhes dão uma aparência mais equilibrada. Óculos aviador ou modelos estilo gatinho, ficam ótimos em um rosto angular e embelezam suas características. 

  • Rostos redondos

Um rosto redondo é definido por uma distribuição muito regular de suas diferentes áreas. A largura das maçãs do rosto é semelhante à da testa, o queixo é arredondado e o rosto em geral tem uma aparência mais suave. Com os óculos retangulares consegue-se um efeito ótico de alongamento do rosto, para que pareça mais esbelto e estilizado. 

De preferência, você terá que optar por molduras com moldura estreita. Evitaremos óculos que realcem ainda mais o formato arredondado desse tipo de rosto, como armações relativamente pequenas com lentes redondas.

  • Rostos em forma de coração

As características típicas de rostos em forma de coração são uma testa larga, maçãs do rosto altas e um queixo bastante estreito. Eles podem usar praticamente qualquer tipo de montagem. Uma armação angulada que se alarga na parte superior dará um contorno ao rosto em forma de coração. Óculos de grau com lentes redondas ou ovais também favorecem esse tipo de rosto e harmonizam com seus traços triangulares característicos. 

Com uma armação delicada e leve, conseguiremos contornos suaves e uma aparência equilibrada. Também podemos conseguir esse efeito com armações ovais e redondas. Se há algo que devemos evitar nesse tipo de rosto, são cores muito brilhantes e armações muito largas, pois enfatizam apenas a proeminência da metade superior do rosto.

  • Rostos ovais

As proporções de um rosto oval normalmente são equilibradas e harmoniosas. Enquanto o queixo e a testa tendem a ser bastante estreitos, as maçãs do rosto costumam ser mais proeminentes. Um rosto oval é cerca de duas vezes mais comprido do que largo. Para quem tem a sorte de ter um rosto assim, encontrar novos óculos de sol ou de grau é uma tarefa fácil. 

Quase qualquer tipo de armação, seja redonda, retangular ou extravagante, ficará ótima nelas. Será necessário apenas garantir que o novo óculos tenha um tamanho adequado, nem muito grande, nem muito estreito. Acima de tudo, você deve evitar armações muito estreitas, pois elas farão com que seu rosto pareça ainda mais longo do que é.

Leia também:

Revender roupas femininas: Tenha sucesso em sua loja online!

O que é WhatsApp modificado?