Como identificar possíveis problemas estruturais em um imóvel à venda?

chaves na mão

Créditos: Pixabay

Estar atento a possíveis problemas estruturais de um imóvel a venda é algo essencial para fugir de problemas!

Se você está de olho em imóvel à venda é importante também se atentar a possíveis problemas estruturais que podem acompanhar esse imóvel. A segurança e conforto devem andar lado a lado no momento da escolha de casas à venda e se o imóvel já é usado este quesito deve pesar ainda mais.

Isso porque com o passar do tempo, tais problemas tendem a ficarem ainda piores. O fato, assim, pode gerar cada vez mais desconforto e, em casos mais graves, podendo oferecer riscos à segurança do imóvel.

Por isso, pensando em te ajudar e alertar, separamos 5 sinais que indicam que o um imóvel está com problemas, confira!

1. Fissuras, trincas ou rachaduras

Foi fazer uma visita e reparou uma pequena abertura, seja nas paredes, no teto, no piso, entre outros locais na edificação? É preciso ficar atento! Tais aberturas podem ser fissuras, trincas ou rachaduras e podem te trazer perigo!

Por isso, é importante que um profissional especializado avalie o caso. Dependendo da quantidade e espessura do que se encontra, essas aberturas podem interditar todo o imóvel.

2. Mofo e bolores

Tem coisa mais desagradável do que visitar um apartamento para vender e encontrar mofo nas paredes ou no teto?

Isso pode acontecer quando se tem a proliferação de fungos nesses locais, e seu surgimento pode aparecer com facilidade em áreas quentes e úmidas. Além disso, outro fator que pode despertar o mofo é a ocorrência de infiltrações ou vazamentos vindos da tubulação. Estes indicam um problema no imóvel que merece atenção.

3. Paredes descascadas e com bolhas

Se o imóvel à venda estiver com as paredes descascadas e bolhas, provavelmente, sua idade já é bem avançada. Entretanto, a idade não é o único fator que pode apresentar este problema.

Isso porque a elevada umidade do local, a ocorrência de vazamentos e infiltrações e má utilização ou aplicação de produtos também podem resultar neste problema. Inclusive, caso o mesmo não seja corrigido a desvalorização do imóvel é o resultado.

Portanto, é essencial verificar os motivos do descascamento e do surgimento das bolhas, tendo em vista que o problema pode ir além da estética do imóvel.

4. Descolamento do revestimento

Perceber peças de revestimento cerâmico, como azulejos, placas e pisos “soltos” é uma coisa um tanto quanto comum durante visitas. Isso é conhecido como descolamento e pode ocorrer por diferentes motivos.

Alguns dos mais comuns são a falha no assentamento, erros na especificação da argamassa, e até mesmo a existência de vazamentos e infiltrações. Como bem sabemos, além da função estética, um piso bem feito proporciona segurança e conforto aos usuários.

Portanto, o descolamento do revestimento indica um problema para a edificação que pode colocar em risco a segurança daqueles que circulam pelo local. Sendo assim, uma análise por profissionais para solucionar o problema é essencial. 

5. Falhas de concretagem

As falhas na concretagem consistem em espaços não preenchidos no concreto. Estes podem ocorrer em: pilares, paredes, vigas ou lajes. Suas causas estão diretamente ligadas a possíveis erros de concretagem.

É essencial que o processo de execução do concreto seja feito segundo as indicações das normas. Caso contrário, a possibilidade do mesmo ter seu desempenho prejudicado é alta.

Esse tipo de problema afeta tanto a estética da estrutura, quanto sua resistência e durabilidade. Portanto, ao perceber espaços ou buracos no concreto durante a visita de um imóvel é fundamental fazer o alerta e solicitar auxílio profissional.

Enfim, estar sempre atento aos detalhes relacionados a problemas estruturais é algo essencial e pode te livrar de grandes dores de cabeça. A indicação é que, sempre que se vai visitar um imóvel ou colocar um apartamento para vender, uma vistoria profissional seja feita para que qualquer contratempo possa ser evitado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes!