A tecnologia contactless dos cartões de crédito é segura?

tecnologia contactless
Imagem: Pexels

Hoje em dia os cartões de crédito tem vindo com a tecnologia contactless, isto é, quando alguém, ao invés de inserir o cartão e digitar a senha em um aparelho para efetuar o pagamento de uma compra, por exemplo, apenas o aproxima do dispositivo para pagar.

No entanto, muitas pessoas não se sentem seguras em usar esses tipos de cartões de crédito com tecnologia contactless.

Afinal de contas, é seguro ou não é? Se você quer descobrir essa resposta e se ficou interessado(a) neste assunto, continue a leitura para saber tudo o que precisa sobre essa tecnologia!

Confira quais são os impactos de diferentes mídias nos seus negócios

A tecnologia contactless dos cartões de crédito é segura?

A resposta é sim!

Todos os bancos, seja ele qual for e qual bandeira ele usar, utilizam um sistema especial de criptografia nos cartões de crédito com tecnologia contactless, garantindo que os dados do usuário estejam bem seguros.

Isso significa, portanto, que há uma camada de segurança adicional quando comparado com os cartões normais.

Então, se seu receio é a segurança, saiba que esse tipo de cartão é tão seguro (ou até mais) quanto os convencionais.

Veja também: Os óculos ideais para o seu tipo de rosto

Como funciona essa tecnologia contactless dos cartões?

É bem simples!

O indivíduo precisa apenas aproximar o cartão de crédito, o qual é habilitado com a tecnologia contactless, a cerca de 5 centímetros do leitor e esperar o sinal de autorização.

Feito isso, o pagamento terá sido efetuado de forma simples, prática e rápida, sem necessidade de digitar a senha desse cartão.

Descubra agora como revender roupas femininas

Meu cartão pode ser lido sem eu perceber?

Muitos indivíduos acreditam que se possuir cartões de crédito com tecnologia contactless e mantê-los no bolso, por exemplo, ele pode ser lido de forma acidental ou por alguém mal intencionado.

No entanto, isso é um daqueles grandes mitos, pois a comunicação entre o cartão e o dispositivo precisa ser muito próximo.

Então, para que isso ocorresse, seria necessário que o dispositivo fosse encostado diretamente no bolso em que o seu cartão está, por exemplo. Portanto, você perceberia no mesmo instante!

Todo cartão possui essa função?

Não, nem todo cartão oferece essa função de pagamento por aproximação.

Para saber quais dos seus cartões de crédito foram fabricados possibilitando a ativação da tecnologia contactless, basta você analisar se ele possui o símbolo das quatro ondas.

Esse símbolo indica a possibilidade de transmissão sem fio.

Vantagens de optar pelo cartão de Tecnologia contactless

Existem inúmeras vantagens em escolher usar cartões de crédito que disponibilizam o pagamento por aproximação, podendo-se destacar as seguintes:

  1. Geralmente, se você fizer compras acima de R$ 200,00 será necessário digitar a senha do seu cartão mesmo ele sendo preparado para a tecnologia contactless. Isso é uma forma de maximizar a segurança!
  1. A comodidade é uma das características mais marcantes, haja vista você não precisar digitar senha para toda compra que você fizer. Em questão de segundos o pagamento é efetuado!
  1. Essa tecnologia está entre as mais seguras e com menos riscos de fraudes, levando em consideração que a cada transação é gerado um código criptográfico, o qual é válido para uma única vez;
  1. Você não precisa ficar carregando dinheiro vivo e nem se preocupar com o estabelecimento, se ele terá troco ou não, principalmente para valores abaixo de R$ 50,00.
  1. Esse tipo de tecnologia é programado para dificultar pagamentos duplicados, se isso ocorrer a máquina deve indicar uma mensagem de erro, garantindo que não ocorra essa duplicação.

Agora que você está por dentro de tudo sobre os cartões de crédito os quais oferecem a tecnologia contactless, está na hora de solicitar o seu, não é mesmo?

Afinal de contas, a segurança, a praticidade e rapidez oferecidas por esse pagamento por aproximação são evidentes.